Vinícola Arte Viva - Vale dos Vinhedos - Monte Belo - RS

novidades

nosso blog

Pinot Noir é o novo varietal da linha super premium da vinícola Arte Viva

Publicado em: 02/02/2022

Tinto foi elaborado com uvas cultivadas na Serra Gaúcha

Uma das variedades tintas mais apreciadas pelos consumidores de vinhos e espumantes, a Pinot Noir é a protagonista do mais novo rótulo super premium da linha Elementar, da vinícola Arte Viva. Produzido com uvas cultivadas em Garibaldi, na Serra Gaúcha, o Arteviva Elementar Pinot Noir 2021 chega ao mercado em um lote de 1,2 mil garrafas resultantes de um processo de elaboração que inclui maceração e fermentação em barrica de carvalho esloveno por 10 dias e amadurecimento em barricas de carvalho francês de terceiro uso por nove meses.

De coloração rubi intensa com ótima profundidade, o varietal entrega notas de café, especiarias doces, mentol e frutas silvestres vermelhas muito bem integradas, resultado do trabalho exercido pela barrica em todo o processo. Em boca se revela suculento, com bom volume e untuosidade, harmonizando muito bem com massas, peixes, moquecas e carne de aves.

“É um Pinot Noir com excelente potencial de evolução, em consequência do processo de fermentação integral em barrica e maturação no carvalho francês. Um produto da safra 2021, mas que também poderá ser degustado perfeitamente daqui quatro anos. Tem muito a evoluir ainda”, explica o enólogo Giovanni Ferrari.

O Arteviva Elementar Pinot Noir 2021 é o quarto rótulo tinto da linha super premium da Arte Viva, que conta ainda com outros três varietais: Arteviva Elementar Merlot, Arteviva Elementar Marselan e Arteviva Elementar Tannat, todos da safra 2020. Os vinhos estão disponíveis no e-commerce da vinícola, em www.vinicolaarteviva.com.br/loja-virtual.

 

Foto: Emerson Ribeiro

 

 

 

 

 

qualidade

Terroirs

Do viticultor que dedica-se de sol a sol, no frio e no calor, para cultivar as melhores uvas, ao enólogo, que com seu talento transforma a fruta em verdadeiras obras-primas. Vinho é cultura. As uvas utilizadas na elaboração de nossos vinhos e espumantes são fornecidas por produtores parceiros, de vinhedos em diferentes terroirs do Rio Grande do Sul.

saiba mais